Programa internacional de Segurança no Trânsito transmite mensagem de “responsabilidade compartilhada” para jovens brasileiros.

Um programa internacional de segurança no trânsito, que permite que jovens usuários das vias criem campanhas de mudança de comportamento para sua própria faixa etária, é lançado hoje no Brasil pela primeira vez.

O programa Re:act para mudança de comportamento de segurança no trânsito desafia os estudantes universitários a conscientizar os jovens de 18 a 25 anos sobre as questões de segurança no trânsito para mudar seu comportamento e trazer segurança para todos os usuários das vias.

O Re:act será realizado no Brasil pela primeira vez em 2022, com alunos da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Fortaleza se junta a outros 11 locais ao redor do mundo onde o Re:act está sendo executado este ano, incluindo Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Todos os tópicos do Re:act escolhidos estão alinhados às questões locais de segurança no trânsito.

Sob o programa Re:act, um painel de parceiros do governo, professores e da iniciativa privada seleciona a campanha de segurança no trânsito mais atraente, que é então desenvolvida e lançada em público por meio do parceiro de mídia da Re:act em ativos de mídia Out of Home (OOH).

A campanha brasileira selecionada deve ser lançada no segundo semestre do ano por meio do parceiro de mídia brasileiro da fundação Re:act, JCDecaux.

“Esta é a primeira vez que o Re:act é executado na América do Sul”, diz o fundador e CEO do Re:act, Andrew Hardwick. “Fortaleza tem sido proativo na introdução de medidas para reduzir mortes e lesões no trânsito, e nosso programa exclusivo se baseará no progresso da cidade.

“Com as interações entre veículos e usuários vulneráveis das vias, incluindo pedestres, ciclistas e motociclistas, representando uma proporção significativa das lesões nas vias em Fortaleza, o Re:act 2022 se concentrará em conscientizar todos os grupos de usuários de que cada um de nós tem a responsabilidade compartilhada de contribuir para a segurança no trânsito.

“A avaliação e o feedback do programa mostraram, consistentemente, que o Re:act é eficaz para aumentar a conscientização e mudar o comportamento dos jovens usuários das vias, dando-lhes voz na segurança do trânsito e reunindo uma colaboração única do setor privado, governo, instituições de ensino superior e estudantes.

“O lançamento do Re:act no Brasil hoje reflete o compromisso de nossos parceiros de mídia e programas com a segurança no trânsito, em particular reduzindo lesões no trânsito entre os jovens que têm como essa a sua principal causa de morte mundial.”

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, disse: “Fortaleza tem se destacado na mobilidade urbana, com resultados importantes, incluindo a diminuição de lesões e mortes no trânsito. Isso se deve a uma administração pública comprometida com as melhores práticas, que prioriza os usuários vulneráveis e do transporte público.”

“Parte desse trabalho é conscientizar a população sobre as responsabilidades de todos na construção de um trânsito mais seguro. Tenho muito orgulho dessa iniciativa em parceria com a Unifor e o programa Re:act, que contará com o envolvimento de jovens estudantes.”

“A cidade de Fortaleza vem se destacando por sua política de segurança viária ao conseguir rezudir o número de mortos e feridos ao longo dos últimos anos,” afirma Dante Rosado, coordenador de segurança viária da Vital Strategies para o Brasil.

“Iniciativas como essa do Re:act que envolvem o poder público, a academia e o terceiro setor são essenciais nesse processo por promover o engajamento da sociedade com o problema e ajudar na formação de recursos humanos na área. Estou ansioso para ver os trabalhos que os alunos da Unifor irão produzir.”

A gerente geral da JCDecaux Brasil, Ana Celia Biondi, acrescentou: “Entendemos que iniciativas de segurança viária como essas salvam vidas e temos muito orgulho de contribuir para que essa importante mensagem alcance um público mais amplo, disponibilizando nosso mobiliário urbano em duas grandes cidades do Brasil: Fortaleza e São Paulo.”

Visite reactforchange.com para saber mais sobre o programa Re:act.

Contato:

Andrew Hardwick